2 Dicas Infalíveis Para Você Nunca Ficar sem Trabalho

0
299

Uma das dúvidas mais comuns dos freelancers é sobre como conseguir trabalho, porque trabalhar por conta própria é uma maravilha, mas a gente tem que ir atrás, senão a coisa não acontece. Então o que a gente pode fazer pra sempre ter trabalho?

Uma das formas, e que compensa muito, é ter clientes meio que fixos. Sabe aqueles clientes que sempre te procuram quando precisam de algum serviço? Que você termina um, e ele já pede orçamento pra outro projeto?

Mas pra isso, você precisa fidelizar esses clientes, fazer com que você seja a primeira pessoa em que ele pense na hora que precisar de um freelancer. E pra isso existem 2 pontos infalíveis pra fidelizar esse cliente, que quase ninguém faz.

A dica número 1 é entregar algo a mais do que o combinado. Não precisa ser nada muito elaborado, mas tem que ser algo útil pro cliente, que ele vá gostar de receber.

Por exemplo, teve uma vez que a cliente chegou até o meu portfólio, gostou, e pediu um orçamento pra refazer o site dela, que tinha sido feito por outra pessoa e ela não tinha gostado do resultado, e com razão. Ela tava sem muita verba pra refazer o site, porque já tinha gastado com o primeiro, e na negociação, eu ofereci dicas sobre o que podia ser feito pra divulgar melhor o negócio dela, de como eu poderia ajudar o negócio dela com a minha experiência. Eu ofereci então um descontinho no valor, que já tinha previsto antes de orçar pra não ficar no prejuízo, e ainda ofereci um bônus. Além do site, faria um blog integrado ao site, e expliquei as vantagens de ter um blog, como criar autoridade na internet, confiança, e melhorar o posicionamento no Google e consequentemente trazer mais clientes pro negócio dela.

Outro exemplo: se você é designer e fez um site, crie uma imagem bacana pra postar no facebook do cliente, divulgando o site novo, nos mesmos padrões visuais do site, algo bem profissional. Ele com certeza vai gostar de receber isso gratuitamente, quem não gosta né? Quando você ganha uma amostra grátis de algo que você pode e queria usar, você não fica feliz? Então, a ideia é a mesma.

O seu cliente vai ficar muito grato por essa atitude, e isso tem total fundamento, o Robert Cialdini, um dos gênios do marketing, diz que esse tipo de bônus gratuito que você oferecer vai ativar no cliente um sentimento de reciprocidade, ele vai ficar muito grato, e vai lembrar de você no próximo projeto.

É um baita diferencial entregar mais do que o combinado, tá cheio de gente por aí que não entrega nem o combinado! Entregar o prometido é obrigação, então vamos oferecer algo a mais e se destacar.

A segunda dica parece óbvia, mas você tem que, a qualquer custo, cumprir prazos. No Brasil não existe a cultura de prazos rígidos como lá fora, aqui as pessoas acham atraso uma coisa normal. Então pelo simples fato de você cumprir o prazo e entregar o job no dia combinado, você já vai estar se diferenciando.

Então não esqueça, entregue algo a mais, e entregue no prazo. Se você fizer isso, você conquistou o cliente, e vai chover de trabalho pra você. Você não vai precisar ir atrás de trabalho, o trabalho vai vir até você, imagine que beleza? Sonho de qualquer freelancer, né?

Vídeo: Carreira Freelancer

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA