Design de Produto – O Que É? O Que Faz? Áreas de Atuação

0
216

O design de produto, também chamado projeto de produto ou design industrial, trabalha com a criação e produção de objetos e produtos tridimensionais com foco para usufruto humano, mas também pode ser para uso animal.

“Para cada produto existe uma forma mais adequada a sua função, e é nesta busca da forma pela função, que o designer trabalha”. A célebre frase de Bruno Munari demonstra a base fundamental do conceito do design de produto.

A definição oficial de design de produto, ou design industrial do Conselho Internacional das Organizações de Design Industrial (ICISD) define o design como uma atividade criativa que consiste na determinação das propriedades formais dos objetos que escolhemos para produzir industrialmente.

Por propriedades formais dos objetos, não devemos apenas considerar as características externas do objeto; mas ter em conta especialmente as relações estruturais que fazem com que um objeto, ou um sistema de objetos, sejam uma unidade coerente, tanto do ponto de vista do produto como do consumidor.

Desenhista industrial

O desenhista industrial é responsável pela criação, desenvolvimento e execução de produtos que agreguem estética e funcionalidade. Estuda a função dos objetos e sua aplicação prática, além de pesquisar materiais e tecnologias que possam diminuir os custos de produção. Também desenvolve marcas, logotipos, embalagens, sistemas de sinalização e publicações.

Principais áreas de atuação

– Produção industrial (alimentícia, automobilística, eletroeletrônica, embalagem, vestuário, mobiliário, joalheria, automotiva etc.)
– Comunicação visual
– Design de produtos
– Agências de publicidade
– Editoras
– Gráficas

Autor: Hilton Sampaio
Fontes: Ig, Youtube, Wikipédia, Blog Wedologos

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA